O Instituto Municipal Nise da Silveira convida a todos para o segundo encontro do Ciclo de Debates – “Endereços na cidade: é o fim do manicômio”, produzido para documentar o marco histórico do fim das internações psiquiátricas no hospício.

O evento reúne diferentes atores sociais na transmissão do que foi possível através de um percurso responsável de trabalho em rede. A ideia é produzir uma reflexão ampliada sobre desconstrução asilar e fortalecimento da rede de atenção psicossocial, que culmina num importante avanço em direção a uma sociedade sem manicômios com o encerramento das enfermarias de atenção à crise.

📌 30 de junho (4ª feira)
⏰ 15 horas
📱https://www.facebook.com/716627708494833/posts/1950096858481239/

#InstitutoNiseDaSilveira #LutaAntimanicomial #SaudeMental #CicloDeDebates #EngenhoDeDentro

O Instituto Municipal Nise da Silveira convida para o debate Infância livre: o fim das internações infanto-juvenis no Engenho de Dentro. O evento faz parte do Ciclo de Debates – “Endereços na cidade: é o fim do manicômio” produzido a fim de sublinhar o marco histórico, ético e político do fim das internações psiquiátricas no hospício, o processo de desconstrução asilar e construção da rede de atenção psicossocial no Rio de Janeiro. O encontro tem o intuito de registrar e documentar o processo recente de encerramento dos últimos leitos de internação infanto-juvenil no Instituto. Para este registro, passaremos pela história da assistência psiquiátrica à infância e adolescência no Rio de Janeiro, trazendo um debate sobre passado e presente, através de um relato sobre o antigo Hospital de Neuropsiquiatria Infantil, as transformações no atendimento que viabilizaram a construção do CAPSi no território e posteriormente sua habilitação como dispositivo tipo III, de assistência 24hs. A partir deste movimento e dos relatos, debateremos os novos horizontes do cuidado territorial.

📌 26 de maio (4ª feira)
⏰ 15 horas
📱https://www.facebook.com/imnisedasilveira/videos/133448725512037

#InstitutoNiseDaSilveira #LutaAntimanicomial #SaudeMental #CicloDeDebates #EngenhoDeDentro